Parcerias e Projectos

A promoção do trabalho entre as instituições do Bairro e o encontro de parcerias foi sempre uma tónica presente no dia a dia da instituição. Nesse sentido, o Centro Social da Musgueira pertence a várias redes de parceria e desenvolve, em cada uma delas, diversas atividades e projetos, em parceria com outras instituições.

Assim, com o Grupo Comunitário da Alta de Lisboa (31 entidades), desenvolve atividades comunitárias diversas no âmbito da escolaridade, da empregabilidade e da coesão social; com o Grupo de Instituições de Apoio a Idosos da Alta de Lisboa realiza atividades comunitárias para idosos; com a Junta de Freguesia do Lumiar dirige uma Escolinha de Futebol; com o Programa Escolhas 3ª e 4ª Geração (em consórcio com 7 entidades) desenvolveu o Projeto "Emprega o Futuro" no âmbito da Formação Profissional e Empregabilidade de Jovens; na Comissão Social de Freguesia do Lumiar, coordena e dinamiza o Grupo da Toxicodependência.

Pela sua projeção e alcance, destacam-se dois projetos, igualmente implementados em parceria:

CineConchas - uma mostra de cinema ao ar-livre que promove o cinema de qualidade e a fruição dos espaços públicos e que já é um evento de referência no panorama cultural da cidade de Lisboa. Idealizado como forma de reunir populações diferentes em torno de um interesse comum, rapidamente se transformou num caso de sucesso e acolhe, desde 2008, milhares de cidadãos oriundos de todas as zonas da cidade. É uma iniciativa de entrada livre, que ocorre anualmente no verão, na Quinta das Conchas, ao Lumiar e que apresenta um cartaz de cinema de qualidade para ser visto em ecrã gigante durante vários fins de semana. O CineConchas é realizado pelo Centro Social da Musgueira, em parceria com o movimento cívico Viver Lisboa, com a Ânimo Leve e com a EGEAC e só é possível graças aos apoios e patrocínios de várias entidades da Sociedade Civil.

O meu Bairro é a minha Cara - projeto de mudança comportamental que assenta na ideia de que o Bairro deve ser feito por quem o habita e promove uma mudança de postura e de mentalidades, de hábitos e de vigilância cívica. Uma mudança que se quer feita pelos moradores, com os moradores, para os moradores. E assim nasce O meu Bairro é a minha Cara, em Setembro de 2009, com o objetivo de: 1) Desconstruir a cultura de vandalismo e de "ditadura juvenil" criando uma cultura de bem-estar; 2) Fomentar um sentimento de pertença ao Bairro e promover a estima e a preservação do espaço público; 3) Desenvolver um sentido de responsabilidade e intervenção cívica.

O conceito é simples: os moradores reabilitam, recuperam, embelezam o seu próprio Bairro. Apanham lixo, limpam graffitis, pintam paredes, arranjam canteiros, tratam das caldeiras das árvores, estimam o que é deles e arrastam outros, seus vizinhos, para esta missão coletiva. As intervenções são simples, localizadas, à medida das necessidades de cada rua. O sucesso do projeto permite dizer que, ao fim de alguns anos, nasceu uma nova "vigilância comunitária" no Bairro, um novo cuidar e um novo dinamismo. O projeto quis dar visibilidade aos heróis da mudança e os moradores foram convidados a protagonizar uma campanha publicitária de outdoors, cujo lema era o de que todos podemos ser modelos pelas melhores razões.

Mais uma vez, o projeto foi pensado e concretizado pelo Centro Social da Musgueira em parceria com a Gebalis, e com o apoio do Grupo Comunitário da Alta de Lisboa. Mais tarde foi também apoiado pela CML, através do Programa BIP/ZIP e por muitos profissionais de renome que se quiseram associar a esta causa cívica presente no Bairro até hoje.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora